Home > Turismo
Matinho da prefeitura
O resgate à cultura e à história e o destaque para a contemporaneidade das tradições fazem de Estância Velha uma cidade eclética, que busca atrair e contribuir para o lazer tanto de visitantes quanto dos estancienses. Integrante da Rota Romântica, Estância Velha tem procurado se manter em constante processo de desenvolvimento cultural, turístico e de entretenimento.
Pontos Turísticos

Matinho da prefeitura
Matinho da prefeitura
Com uma extensão de 680 metros, a Reserva Ecológica Leopoldo Alberto Baeckel (Matinho da Prefeitura) está situada no final da rua Machado de Assis, no bairro União. Seu acesso se dá pela Avenida Brasil, sentido Estância Velha/Novo Hamburgo. A área do parque abriga, até hoje, um relicto da vegetação que originalmente recobria toda região, preservando árvores importantes, que o visitante pode conhecer ao percorrer a trilha. Em visitas orientadas ou livres, em grupo ou individuais, o visitante poderá aprender um pouco mais sobre o meio ambiente e os elementos bióticos e abióticos que o compõem.

Praça 1º de Maio
Praça 1º de Maio
Lugar de descontração e lazer, também é utilizada como ponto central cultural no município. Tradicionalmente, nos finais de tarde, é ocupada por famílias que a escolheram como o ponto do chimarrão, onde se encontram amigos e se aproveita um bom mate.

Praça 1º de Maio
Hípica Terra Santa
A Hípica Terra Santa está localizada no bairro Encosta do Sol, distante dois quilômetros do centro da cidade, na rua José Francisco da Costa, 827. Funciona de terça a sábado, das 9h até 11h30 e das 15h até 19h30. A entrada é aberta ao público que poderá apreciar a beleza do local, com lago, patos, marrecos, papagaios, gansos, garnizés, garças e com sorte, ainda encontrar uma perdiz ou uma lebre pelo campo. Maior escola de equitação do Rio Grande do Sul e uma das maiores do Brasil, oferece aulas de equitação em cavalos treinados para maiores de seis anos, em modalidades que incluem salto, horseball, rédeas, trail open e adestramento. Primeira escola de pôneis do Brasil, oferece aulas para crianças de três a seis anos. Além disso, disponibiliza sede com serviço de bar e lancheria, hospedaria e treinamento de cavalos para competição, atendimento de equoterapia, cavalgadas agendadas para grupos de seis a doze pessoas e acampamento de verão para crianças e adolescentes. Contatos podem ser feitos através do telefone (51) 3561-2858 ou por e-mail: hipicaterrasanta@sinos.net

Monumento ao Curtidor
Monumento ao Curtidor
Localizado no centro do município, representa o trabalho dos profissionais que fizeram a cidade ter destaque nacional e internacional como a capital brasileira dos curtumes.

Caminhódromo
Caminhódromo
O caminhódromo de Estância Velha tem aproximadamente 800m de extensão e está localizado entre as duas pistas da Avenida Brasil. É bastante utilizado pela população para caminhadas no final da tarde ou início da manhã. Um caminho de asfalto cercado por uma vegetação exótica.

Artesanato
Feira do Artesanato
Funciona de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h e aos sábados das 8h às 12h, bem como durante os eventos do município. Está localizado em um núcleo enxaimel na área central da cidade, junto ao Pavilhão de Atividades Culturais Reinato Enio Trein.

Centro Tecnológico do Couro
Centro Tecnológico do Couro
Localizado em Estância Velha , o Centro Tecnológico do Couro nasceu em 5 de maio de 1965, para melhorar a tecnologia da produção de couros, adequando-a à realidade brasileira. Em novembro de 2002, recebeu a certificação ISO 14001 e teve reconhecido o seu sistema de gestão ambiental como modelo na busca pelo desenvolvimento sustentável e preservação ambiental, foi a única escola técnica do mundo a obter esta certificação. O Centro está de portas abertas a visitação, que podem ser agendadas através de e-mail ou do telefone. Conheça o Centro Tecnológico do Couro, acesse o site: www.senairs.br/ctcouro ou venha visitar a escola, na Rua Gregório de Mattos, 111 - Bairro Floresta em Estância Velha.

Brasão de Estância Velha