Janeiro de 2021

13/01/2021
Antecipe o pagamento do IPTU e receba 20% de desconto

As guias de pagamento do IPTU - Imposto Predial e Territorial Urbano - já estão disponíveis no site da Prefeitura. O morador que quiser aproveitar o desconto de 20% em cota única pode baixar o documento no Portal 24H e efetivar o pagamento nas agências do Banco do Brasil, Banrisul, Caixa Econômica Federal ou em redes conveniadas destes bancos, como em casas lotéricas. O passo-a-passo de como baixar o arquivo pode ser conferido na imagem em anexo.

Este ano, o estanciense ganhou dois estímulos para quitar o imposto à vista. O primeiro deles foi a alteração do índice de aumento. Até o ano passado, o índice usado era o IGPM, que previa um aumento de 24% do IPTU em 2021. Contudo, o prefeito solicitou a alteração para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), promovendo um reajuste de apenas 4,31%.

A segunda vantagem proposta pela atual gestão é a extensão do prazo para o pagamento da cota única. Durante anos, esse prazo vencia em fevereiro. Já em 2021, o morador terá até o dia 31 de março para quitar o débito. ?Decidimos realizar essas duas modificações, que julgo importantes, em respeito aos moradores que estão enfrentando dificuldades devido à crise de saúde e econômica originada pela pandemia de coronavírus?, justificou Diego Francisco.

A administração convoca os moradores que tiverem condições, para que antecipem o pagamento do IPTU, já que, com esta arrecadação, o município garante a prestação de serviços básicos e pode iniciar o ano fazendo obras de melhorias na cidade.

Carnês pelos Correios

O morador que não conseguir baixar o documento pelo site, pode ficar tranquilo. A Prefeitura encaminhará, nos próximos dias, a guia pelos Correios. É importante ressaltar que o contribuinte que imprimir a guia do IPTU no site, também receberá em casa o documento. Neste caso, o documento pode ser descartado.

Como obter a guia no site

Para acessar a guia de pagamento, o morador precisa acessar o site http://prefeitura24horas.estanciavelha.rs.gov.br/multi24/sistemas/portal. Após acessar o link, deve clicar em "Consulta IPTU" (lado direito da tela) e, por fim, colocar o nº do seu cadastro e clicar em "buscar".