Home > Notícia Leitura
Julho de 2020

24/07/2020
Prefeitura se reúne com empresários para tratar sobre procedimentos de combate à Covid-19
A Administração Municipal de Estância Velha se reuniu na manhã desta sexta-feira, 24, com empresários para esclarecer como funciona o fluxograma de tratamento das pessoas diagnosticadas com coronavírus e o trabalho do Centro de Monitoramento de Apoio ao Combate da Covid-19, que fica localizado no pavilhão da Igreja Católica em frente ao Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV).

A prefeita Ivete Grade, acompanhada pelo secretário da saúde, Vitor Berlitz, do médico infectologista do HMGV, Ricardo Siegle, da farmacêutica da Semsa, Angélica Muller, e da assessora Miriam Monteiro, mostrou aos empresários a ordem de serviço da Semsa que estabelece o fluxo farmacêutico interno para a distribuição de medicação preventiva de combate à Covid-19 para uso conforme prescrição médica no âmbito da secretaria estanciense. O documento esclarece que esse fluxo se dará enquanto durar a pandemia.

O kit de prevenção engloba comprimidos dos seguintes medicamentos: azitromicina (500mg); cloroquina (150mg); ivermectina (6mg); tamiflu (30mg/45/mg75/mg) e prednisona (5mg/20mg). Em relação a cloroquina, foi feito o pedido para a Secretaria Estadual da Saúde.

A Prefeitura de Estância Velha reiterou que estes medicamentos deverão ser prescritos conforme critérios médicos e com a concordância do paciente. Vale lembrar, que esta ação da Administração Municipal foi elogiada pelo Ministério Público (MP) de Estância Velha. Foi no dia 14 deste mês numa reunião com o promotor Bruno Carpes no Centro Administrativo Prefeito Gabriel Steiner. ?Trata-se de uma decisão que cabe ao médico e o paciente?, disse o promotor naquela tarde. Estância Velha segue as orientações do Ministério da Saúde.

Testes rápidos

A prefeita e a equipe da saúde também destacaram a constante reavaliação de procedimentos no Centro de Monitoramento de Apoio ao Combate da Covid-19 visando o bom atendimento da comunidade. A administração informou que está investindo em mais testes rápidos e lembrou que também estão sendo feitas testagens nos postos de saúde e que são realizadas conforme os protocolos e critérios médicos e de enfermagem.

?Acolhemos as sugestões dos representantes dos empresários, pois todos querem o melhor para Estância Velha?, disse Ivete sobre a reunião na Prefeitura.

Brasão de Estância Velha