Junho de 2020

Rede municipal de ensino atinge 99,6% dos alunos com atividades não presenciais
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) de Estância Velha fez um balanço do engajamento dass atividades não presenciais que são enviadas aos 6.631 alunos de maneira online ou retiradas nas 26 escolas do Município.

Pelo mapeamento geral da rede municipal de ensino estanciense de educação infantil e fundamental, 85% dos alunos estão participando das atividades online, enquanto que 13% retiraram esses trabalhos nas escolas.Apenas 1% dos alunos precisou que o transporte escolar levasse as atividades até as suas casas. Assim, a rede municipal de ensino atinge 99,6% dos seus estudantes com atividades não presenciais.

Não foram localizados, 0,4% dos alunos. De acordo com a Semec, são estudantes que tiveram mudança de endereço ou a escola não conseguiu contato telefônico ou pessoalmente. Estes alunos seguem matriculados na rede municipal.

Segundo a secretária municipal de educação, Rosane Dalpiaz, as escolas da rede municipal de ensino vêm reconstruindo suas ações pedagógicas desde o início da pandemia do novo coronavírus, vivenciando uma realidade totalmente nova na educação.
Desde o mês de abril, os alunos têm recebido atividades e trabalhos não presenciais para serem realizados em casa, através do Facebook, dos grupos de WhatsApp e também estão buscando as propostas na própria escola, de acordo com a necessidade e desejo das famílias.

Mapeamento

O Departamento Pedagógico da Semec orientou no mês de maio as escolas da rede a fazerem o mapeamento das famílias da sua comunidade, traçando estratégias para atingir a todos os alunos com os trabalhos remotos, inclusive, levando às comunidades os trabalhos físicos, por meio do Departamento de Transporte em conjunto com as equipes gestoras que têm sido parceiras nesse desafio. ?Dessa forma, temos a meta de atender 100% dos alunos da rede?, explica a diretora pedagógica da Semec, Ana Peixoto.

Criatividade

O trabalho pedagógico dos professores da rede municipal têm recebido muitos elogios, pois reflete o comprometimento desses trabalhadores da educação, que mesclam suas ações com responsabilidade e, acima de tudo, criatividade.
?Somos educação e acreditamos na educação nas suas diferentes formas de existir. Saber se reinventar é o primeiro passo para cruzar com sucesso o caminho à frente?, ensina Rosane Dalpiaz.