Março de 2020

26/03/2020
Reunião trata sobre abastecimento de água em Estância Velha
Na tarde desta quinta-feira, 26, no Centro Administrativo Prefeito Gabriel Steiner, foi realizada uma reunião da Prefeitura com a Corsan para discutir questões referentes ao abastecimento de água em Estância Velha.

Representando a prefeita Ivete Grade estava o secretário municipal de Obras, André Fleck. Além dele, estavam a assessora jurídica, Eunice Schumann e a auxiliar administrativa da Procuradoria Geral do Município, Janice Graf. Já pela Corsan estavam presentes o superintendente Milton Cordeiro; superintendente adjunto, Luciano Brandão; chefe do departamento de operações e manutenção e engenheiro civil, Fabiano Vianna e o gestor da estatal em Estância Velha e Portão, Marco Prade.

Melhorias

O superintende Milton Cordeiro iniciou o encontro apresentando os dados críticos da situação do Rio dos Sinos no momento, o que tem levado a ajustes nas bombas de captação para que o abastecimento pudesse ter continuidade. Enquanto Vianna ressaltou que devido ao nível do rio, que apresenta a maior estiagem desde 2006, adaptações e cuidados estão sendo efetivados para que se possa captar a água sem que os equipamentos sofram danos decorrentes da areia, que se encontra no fundo do leito do rio.

Os superintendentes Cordeiro e Brandão informaram que as obras da nova unidade de captação de água, localizada em Campo Bom estão sendo aceleradas, e que sem nenhum percalço na próxima semana serão iniciados os testes do novo sistema: ?Estamos trabalhando direto e as obras seguirão inclusive no final de semana para que os testes possam ser iniciados na próxima semana?, ressaltou Cordeiro.

Com a finalização total da obra, a capacidade de captação, tratamento e abastecimento das cidades atendidas pela Estação de Tratamento de Água, poderá subir de 500 litros por segundo para até 1000 litros por segundo.

Trabalho em equipe

Já o secretário Fleck questionou os representantes quanto a existência de um plano de emergência da Corsan para casos em que possa haver desabastecimento temporário devido ao nível do rio ou a ações programadas. Cordeiro respondeu que nestas situações a empresa fornecerá caminhões pipas.

O secretário disse que sabe do momento delicado de combate e prevenção ao coronavírus (Covid-19). Mais um motivo para não deixar água faltar. ?Entendemos a situação crítica do Rio dos Sinos. Agora devemos economizar para não faltar. Estaremos acompanhando os testes do novo sistema de captação em Campo Bom na próxima semana, na expectativa de que tenham êxito e possam ampliar a destinação de água ao município?, destacou. Mesmo assim, Fleck afirmou que a bacia precisa de chuva em bons volumes, enquanto ela não chega, a comunidade deve reduzir o consumo.