Março de 2020

24/03/2020
Força de segurança estanciense notifica empresas
Prevenção é a palavra-chave que resume a ação feita na tarde desta terça-feira, 24, em Estância Velha, em relação à pandemia do coronavírus. Guarda Municipal (GM), Brigada Militar (BM), Polícia Civil, Vigilância em Saúde (Visa), Defesa Civil, Fiscalização de Posturas, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Preservação Ecológica (Semape) e Corpo de Bombeiros Militar notificaram 11 empresas que fazem parte dos serviços não essenciais do decreto municipal 022/2020 e que ainda estavam abertas. A equipe passou pelos bairros Centro, Lira, Rincão dos Ilhéus e Rincão Gaúcho.

O comandante da Guarda Municipal, Paulo de Oliveira, comentou que todos os dias a GM recebe denúncias. De acordo com ele, a importância da atividade é conscientizar a população e para que os serviços essenciais possam se adequar conforme as normas. ?O bem maior é a vida. Juntos vamos sair dessa logo e voltar tudo ao normal?, frisou.

Para o secretário municipal do Meio Ambiente, Edenilson Klaus, neste momento é necessário manter o isolamento social. Assim vários setores têm tempo de se organizar, principalmente a saúde. ?Todos somos conscientes dos prejuízos futuros, mas se conseguirmos impedir a proliferação do vírus agora iremos ter resultados positivos mais adiante?, destacou.

Serviços essenciais

? Assistência médica e hospitalar;

? Produção, distribuição e comercialização de medicamentos, produtos de higiene e alimentos;

? Tratamento e abastecimento de água;

? Geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, gás e combustíveis;

? Coleta e tratamento de lixo e esgoto;

? Telecomunicações;

? Processamento de dados ligados a serviços essenciais;

? Segurança privada;

? Serviços de manutenção, de reparos ou de consertos de veículos, pneumáticos, elevadores e de outros equipamentos essenciais ao transporte, à segurança e à saúde, bem como à produção, industrialização e transporte de alimentos e produtos de higiene;

? Imprensa;

? Compensação bancária, redes de cartões de crédito e débito, caixas bancários eletrônicos e outros serviços não presenciais de instituições financeiras;

? Agropecuários e veterinários;

? Funerários.