Home > Notícia Leitura
Novembro de 2019

19/11/2019
Um dia de Etnia em Estância Velha
O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro. Porém Estância Velha se antecipou nas atividades alusivas à data. Nesta terça-feira, 19, durante manhã com alunos do pré, e tarde com estudantes do 5° ano, ocorre o evento ?Um dia de Etnia?, no Pavilhão de Atividades Múltiplas (PAM) Balduino Weber, organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec).

A secretária da pasta, Marly Arigony, estava presente e disse que o intuito é vivenciar práticas que não são cotidianas. ?Cada um traz a sua origem e costumes de casa. Chegou o momento de fazer a melhor parte da vida: trocar experiências e conhecimento?, comentou. Ela ainda afirmou que hoje é um dia para brincar, dançar, aprender e respeitar.

O espaço estava decorado e ao entrar tinha um painel representando a cultura alemã, indígena e africana, expressando por meio das mãos a mensagem: nós modificamos o mundo. Foi estudado a história e a cultura afro-brasileira. Assim os alunos puderam criar e experimentar diferentes vivências de diversos povos, por meio da música, da arte, da dança e de jogos.

O evento está dividido em oficinas. A primeira é a confecção do instrumento chocalho, característica da cultura indígena. Na oficina de capoeira será ensinado o ritmo do maculelê, da cultura afro-brasileira. Por último será feita uma dança circular indígena com a participação de todos. Os movimentos serão aos sons de chocalhos, batidas dos bastões de maculelê e versos da língua indígena.

Brasão de Estância Velha