Novembro de 2019

12/11/2019
Prefeitura monitora Arroio Estância Velha
Na manhã desta terça-feira, 12, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Preservação Ecológica (Semape), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Estância Velha (Senai), realizaram uma série de coletas de água e sedimentos em diferentes pontos do Arroio Estância Velha.

No total, doze pontos foram observados, sendo esta, a última coleta do ano de 2019. Após a ação, o material é encaminhado ao Senai para realização das análises e, posteriormente, os dados são disponibilizados para a Administração Municipal. De acordo com a Semape, com o estudo é possível se ter amplo conhecimento da qualidade da água e observar se existe o lançamento de efluentes sem tratamento. Esses dejetos são lançados, principalmente, pelos curtumes próximos ao arroio.

A engenheira química da Semape, Fabiana Magalhães, ressalta que o principal objetivo é averiguar se existe a presença de cromo e metais pesados. ?Por meio do mapeamento dos pontos, temos como identificar o local onde existe a presença desses elementos. Através disso, é possível verificar as empresas que existem no entorno e passar a monitorar com mais frequência aquele local?, explica.

Participaram da coleta, o biólogo responsável pelos serviços técnicos e tecnológicos do Senai, Horst Mitteregger Júnior, a engenheira química da Semape, Fabiana Magalhães, a fiscal ambiental, Claudia Peixoto, e as estagiárias Gabriele Feiten e Mônica Rezende.