Novembro de 2019

11/11/2019
Avanços na drenagem pluvial de Estância Velha
Em mais um encontro de estudos, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Preservação Ecológica (Semape), a Secretaria de Planejamento Urbano (Seplur) e a Secretaria Municipal de Obras (SMO), apresentaram os avanços sobre a drenagem pluvial do município. Na reunião, foram retomados os assuntos relativos ao caderno de encargos, que contará com os parâmetros pluviais de cada sub-bacia para minimizar a questão das cheias e entupimento de canos.

Segundo o geólogo Carlos Roberto Alagia, a rede de drenagem está saturada. ?Aqui na Secretária do Meio Ambiente e Planejamento, temos um número expressivo de novos empreendimentos e loteamentos. Essas reuniões têm duas funções: normatizar as aprovações de projetos pela Seplur, através do caderno de encargos e, tentar na prática, reter as águas em determinados pontos para não ter um grande fluxo indo diretamente para os drenos e arroios?, explica.

Além disso, o secretário de Obras, André Fleck, destacou que a SMO constantemente faz vistorias na rede pluvial. Todos os meses, cerca de 250 bueiros recebem limpezas. A preocupação são os dejetos encontrados, pois muitos descartes incorretos acabam prejudicando a drenagem pluvial. Além da poluição, o descarte indevido de lixo preocupa, principalmente, quando as chuvas ficam mais intensas e podem agravar o problema das enchentes. Nesse sentido, para contribuir com a revisão do Plano de Saneamento, criou-se um questionário para verificar quatro eixos, sendo eles: água, esgoto, resíduos e drenagem urbana. Através da pesquisa, será possível ter uma radiografia da situação atual do município.

Estiveram presentes na reunião da semana passada, o secretário municipal do Meio Ambiente e Preservação Ecológica, Edenilson Klaus, a diretora de Meio Ambiente da Semape Gisela Maria de Souza, o secretário municipal de Obras, André Fleck, os engenheiros civis Pablo Valcorte, Gisele do Amaral Canary, o consultor Ricardo Dal Farra e o geólogo Carlos Roberto Alagia.

Para responder o questionário acesse: https://bit.ly/36TTgeU