Setembro de 2019

10/09/2019
Estância Velha prepara Semana Farroupilha
A maior festa popular do Rio Grande do Sul promete também agitar Estância Velha. A programação da Semana Farroupilha começa nesta quinta-feira, 12, às 20h, com a reunião da Associação Gaúcha Estanciense (AGE) no CTG Serigote, bairro Lira, em parceria com os quatro CTGs do município.

O fogo que simboliza o orgulho de ser gaúcho chega ao município no próximo sábado, 14. A partir das 8h ocorrerá a expansão da chama crioula de Sapiranga para para a 30ª Região Tradicionalista, em Estância, com chegada prevista para as 17 horas na Praça 1º de Maio, no Centro
. A abertura oficial da ?Semana do Gaúcho? será com um jantar baile, às 20h, no CTG Serigote, com animação do Grupo Gauchadas. No dia 17, às 19h, ocorrerá a sessão solene da Câmara de Vereadores alusiva a Semana Farroupilha no CTG Serigote.

O ápice das comemorações será no dia 20 de setembro, com o Desfile Farroupilha, a partir das 10h na rua Presidente Lucena, no Centro. Em caso de chuva, o desfile será cancelado. A extinção da chama crioula está prevista para as 18h no CTG Serigote.

A Semana Farroupilha está sendo organizada pela AGE e conta com o apoio da Prefeitura, Departamento de Turismo, Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), 30ª Região Tradicionalista e dos quatro CTGs do município (Gaudérios da Saudade, Estância do Campo Grande, Mourão da Estância e Serigote).

Paixão Côrtes

O tema do Desfile Farroupilha neste ano em todos os municípios do RS será vida e obra do folclorista Paixão Côrtes, que morreu no ano passado aos 91 anos. Venerado como precursor do folclore e das tradições da cultura do Rio Grande do Sul, Côrtes ? simbolizado como o ?Eterno Laçador? ? universalizou a cultura gaúcha além das fronteiras.