Setembro de 2019

03/09/2019
Estância Velha realiza consulta popular
Inicia nesta quarta-feira, 4, a votação da Consulta Popular para os estancienses. Os cidadãos poderão opinar, dentre três opções, sobre as prioridades para melhorias na região. Em Estância Velha, na quinta-feira, 5, durante todo o dia, em todos os prédios e espaços públicos (ex. Prefeitura, demais prédios públicos, Praça 1º de Maio, paradão de ônibus, rua João XXIII) serão coletados os votos. O cidadão deve estar munido de documento com foto.

A escolha também poderá ser pela internet. Basta ter e mãos o número do título de eleitor, acessar o site www.consultapopular.rs.gov.br e escolher a demanda, ou ainda enviando um SMS para o número 30264. É válido ressaltar que nenhum servidor municipal fará a coleta dos votos nas casas dos estancienses.

Este é um pleito do Governo do Estado, organizado pela Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SGGE). O foco desta consulta é o desenvolvimento, dando prioridade para projetos de ampliação do crescimento econômico, ciência e a inovação em áreas como Agricultura, Infraestrutura e Turismo.

A verba disponível para esta ação é de R$ 20 milhões, que será dividida nas 28 regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes). Estância Velha integra o Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale dos Sinos (Consinos), juntamente com outros 13 municípios. A Consulta Popular existe, por lei (nº 11.179), desde 1998.

As opções

1) Revitalização de parques, praças e áreas histórico-culturais e o desenvolvimento de programas de incentivo ao Turismo
2) Desenvolvimento da economia ambiental, agricultura familiar e ampliação para o desenvolvimento da agroindústria e da produção de alimentos orgânicos
3) Desenvolvimento da economia popular solidária com o estímulo à formalidade