Home > Notícia Leitura
Setembro de 2019

02/09/2019
Acolher faz testes rápidos para detecção de doenças
Na tarde desta segunda-feira, 2, os participantes do Projeto Acolher da Terceira Idade de Estância Velha, realizaram um teste rápido para detecção de quatro tipos de doenças: Hepatite B, Hepatite C, Sífilis e HIV. Os testes rápidos são aqueles cuja execução, leitura e interpretação dos resultados são feitas em, no máximo, 20 minutos por meio de amostra de sangue obtida pela digital. Na oportunidade, cerca de 65 pessoas realizaram os testes na sede do projeto no Centro.

Segundo a enfermeira Ivanice Nolio Morello, da Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Rincão Gaúcho, essas doenças, geralmente, são transmitidas por meio da relação sexual sem uso do preservativo. Mas, existem outras formas de contágio. Materiais perfuro cortante contaminados, como lâmina de barbear, depilação e outros, podem auxiliar na transmissão. ?Quanto antes for o diagnóstico, mais fácil é o tratamento e menos pessoas estamos contaminando. Se não temos o conhecimento da doença e não nos cuidamos, estamos propagando a doença. Por isso, a importância de detectar para tratar e estancar a transmissão para que a pessoa não tenha complicações dessas doenças?, explica.

Os testes são realizados gratuitamente em toda rede de saúde, e a orientação é que sejam realizados anualmente. De acordo com a coordenadora do projeto, Maria José Spengler, o objetivo da ação é trabalhar em cima da prevenção. ?Tudo que for tratado preventivamente tem um resultado eficaz. Quando se trabalha com prevenção, o custo também é baixo para o munícipio?, comenta.

Resultados

Durante o ensaio musical do projeto, cada integrante foi chamado para receber o resultado dos testes. O casal Geni Inácia da Silva Reis, 74 anos, e Olívio Lopes dos Reis, 81 anos, consideram o Projeto Acolher de extrema importância para movimentar as pessoas, além de ser um local muito bom para frequentar. O casal se motiva em todas as atividades, inclusive nos cuidados com a saúde. ?Acho muito importante esse teste realizado hoje, temos que aproveitar a oportunidade?, comenta Geni.

Brasão de Estância Velha