Setembro de 2019

02/09/2019
Começa a Semana de Estância Velha
Na manhã desta segunda-feira, 2, foi realizada a abertura oficial da Semana de Estância Velha, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Nicolau Anselmo Wecker, no bairro Rincão dos Ilhéus. No próximo sábado, 8, o município comemora 60 anos de emancipação política.
O prefeito em exercício, Luciano Kroeff, estava presente, acompanhado pela secretária municipal de Educação e Cultura, Marly Arigony, e o homenageado e um dos emancipacionistas do município, Otto Theóphilo Koch

O primeiro momento foi a chegada do Fogo Simbólico, conduzido pela Guarda Municipal. Após, Koch agradeceu a homenagem e o convite. ?Não sei se mereço, mas fui o escolhido. Me sinto honrado?, destacou. Ele aproveitou para contar como era Estância Velha antigamente. ?Sei os nomes dos primeiros governantes. A cidade tinha pouquíssima habitação e 2.400 eleitores?, esclareceu. Ele desejou para as crianças ?progresso e muito trabalho no futuro?.

Kroeff fez a entrega da placa de homenagem e disse que há dois marcos de comemorações nesta semana: paixão pelo Brasil e Estância Velha. ?Pena que não tem mais uns dez Theóphilos na cidade. Foi uma consagração mais do que merecida. Viva, salve, salve Estância Velha?, ressaltou.
Motivo de orgulho para alunos e professores, ocorreu o lançamento da revista sobre o município com o tema ?Entre sonhos e desafios?. Vale frisar que foi desenvolvida por representantes e professores de cada uma das escolas estancienses. A entrega foi feita para o prefeito em exercício e o emancipacionista. Depois foi a vez dos participantes receberem seus exemplares.

Na opinião da secretaria Marly, o que vale nessa vida são as pessoas e as ações realizadas durante o caminho. ?A vida não é só levantar, ir para a escola, fazer as refeições e pensar nas próximas atividades. É mais que isso?, pontuou. Marly ainda comentou que existem três motivos de comemorações em setembro: Brasil, Rio Grande do Sul e Estância Velha. ?Se saber respeitar esses três locais saberão tocar a vida?, afirmou.

Alegria da escola

Para a diretora Vanisse Nedel, foi uma grande alegria a escola ser escolhida para a abertura da semana do município. ?Nos sentimos lisonjeados e valorizados por emprestar o espaço?, comentou. De acordo com Vanisse, a escolha beneficiou os alunos, pois foi um ato de aprendizagem e cidadania. ?A organização do evento teve o envolvimento dos estudantes. Estavam ansisos para receber os convidados. Foi um momento bastante esperado por todos?, acrescentou. O evento encerrou com Vanisse lendo sua crônica escrita para a revista. O arriamento das bandeiras estava previsto para às 18h.

O hasteamento das bandeiras continua durante a semana. Nesta terça-feira,3, será a vez da EMEF Ervino Arthur Ritter, no bairro Bela Vista.