Janeiro de 2019

04/01/2019
IPTU 2019 para pagamento com desconto até o dia 28 de fevereiro
Os interessados em pagar em Cota Única o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) em Estância Velha, e aproveitar o desconto de 20%, têm até o dia 28 de fevereiro para fazê-lo. Os boletos deverão chegar às residências a partir da segunda quinzena de janeiro, ou, se preferir, o contribuinte pode imprimir o boleto, já disponível no endereço eletrônico da Prefeitura de Estância Velha, www.estanciavelha.rs.gov.br.

Em 2018 foram arrecadados cerca de 11 milhões em IPTU, até meados de novembro. Este ano a previsão é de que o valor fique em torno de R$13 milhões, o que representa apenas 8 % do orçamento municipal previsto para 2019. Este valor pago pelo contribuinte estanciense auxilia no pagamento de serviços essenciais, como saúde, educação e segurança pública.

Estância Velha teve um aumento significativo em termos populacionais nos últimos anos, estimado pelo IBGE em quase 50 mil habitantes, o que resulta num maior consumo de água, esgoto, energia elétrica, aumento na procura por vagas nas escolas, atendimentos na saúde e demandas na segurança pública. Todos estes dependentes dos impostos, arrecadações e repasses feitos à Prefeitura tanto pelos contribuintes, quanto pelo Estado e União.