Janeiro de 2019

04/01/2019
Programa Ilumina realiza mais de 2 mil manutenções em 2018
Afim de proporcionar a comunidade, mais segurança e qualidade para usufruir de espaços públicos a noite, inibindo a ação de vândalos, a Secretaria Municipal de Obras (SMO) criou o Programa Ilumina. Ele visa potencializar a iluminação pública, refazendo os trabalhos onde há deficiências e implantando onde ainda não existe. Até o momento, foram 42 novos pontos de energia implantados.

A SMO realizou 2261 ações de manutenção em todo o Município em 2018. As manutenções incluem troca de lâmpadas mais fracas por de maior potência, troca de reatores, fotocélulas e luminárias.

Alguns locais revitalizados pelo programa são: Praça Geraldo Machado, no Bairro Floresta; Praça Alfredo Oswino Noé, Bairro União; Praça do Triangulo, no Bairro Centro e Passeio Público, próximo a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), no Bairro União. Outros dois, receberam nova rede: Passarela Piauí, no Bairro Rincão Gaúcho e a Rotatória do Monumento ao Curtidor, no Bairro Centro.

Segundo o secretário Municipal de Obras, André Fleck, o objetivo de 2019 é ampliar a abrangência do programa, para que de forma gradativa, outras redes de energia sejam implantadas ou refeitas. "Estamos trabalhando com gestão técnica e planejamento estratégico para avançar nesse ano. Teremos ações em todos os bairros da cidade. Contamos hoje, com uma rede de cerca de sete mil pontos de iluminação urbana. Queremos avançar nesse sentido, buscando melhorar a qualidade e eficiência do sistema", explica.