Novembro de 2018

08/11/2018
Estância Velha recebe Troféu Prêmio Gestor Público 2018
A cerimônia de entrega de certificados e troféus do Prêmio Gestor Público foi realizada na terça-feira, dia 06, no auditório Dante Barone em Porto Alegre, e Estância Velha mais uma vez subiu ao palco. Foram três projetos inscritos nesta edição dentre eles: Mapa do Crime; Captação de Recursos, impulsionando o desenvolvimento de Estância Velha; e Protegendo nossos Pets. O projeto da segurança, Mapa do Crime, foi contemplado com o Troféu Prêmio Gestor Público 2018. Participaram municípios de todo o Estado. Em 2017 Estância Velha recebeu um certificado de reconhecimento pela participação no concurso.

A cerimônia foi acompanhada de perto por representantes das secretarias de Meio Ambiente e Preservação Ecológica (SEMAPE), da Administração e Segurança Pública (SEMASP), e do gabinete da prefeita. ?Houve um engajamento muito grande entre as secretarias, e estávamos torcendo pelos três projetos obviamente. Segurança pública sempre é tema nas reuniões e uma preocupação para os gestores em geral. Estamos muito felizes em receber o reconhecimento por este projeto implantado em nossa cidade?, destaca a prefeita Ivete Grade.

Conheça o projeto vencedor: Mapa do Crime

O sistema de indicadores das ocorrências policiais do município, Mapa do Crime, dá suporte a tomada de decisão da Guarda Municipal para o policiamento ostensivo e demais órgãos como saúde e educação para estudo dos locais em maior vulnerabilidade.

A principal missão da tecnologia de informação na inteligência de Segurança Pública é automatizar os métodos e técnicas, voltados para a gestão da informação, com a criação e manutenção de um banco de dados, para análise estatística das informações. É um sistema de análise dos registros de ocorrências que busca integrar os dados obtidos a partir da Polícia Civil e embasar os trabalhos entre os órgãos que combatem o crime.

O projeto Mapa do Crime permite que se analise o registro policial e o local onde ocorre, dias da semana, meses, tipos de crimes, de forma ágil e dinâmica. Desta forma, a polícia consegue monitorar e criar estratégias e ações de combate a criminalidade.

O projeto foi construído em parceria entre as secretarias de Administração e Segurança Pública (SEMASP), através da Guarda Municipal e o Departamento de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC).