Novembro de 2018

06/11/2018
Etnias de mãos dadas em Estância Velha
O final da tarde do último sábado, dia 3, foi de celebração para a capoeira estanciense. A formatura da capoeira no Pavilhão de Atividades Múltiplas Balduino Weber (PAM), contou com a presença da prefeita Ivete Grade, além de mestres, professores e alunos da capoeira. A presença ilustre ficou a cargo de Ailton Carmo, ator e contramestre de capoeira, que vive na Suécia e participou do evento. Ao longo do dia foram ministrados workshops e oficinas sobre a Cultura Afro.

A formatura da capoeira refere a um rito de iniciação na modalidade. Segundo o mestre Pombo de Ouro, esta é uma passagem muito importante, onde o atleta recebe sua primeira graduação. ?Nós trabalhamos os valores da família e ensinamos que ser um capoeirista é muito mais do que jogar capoeira. Fazer um atleta é fácil, o difícil é formar um cidadão de bem para a sociedade. Quem investe em prevenção, não precisa gastar tanto em clínicas?, explicava enquanto agradecia o apoio recebido pela Administração Municipal.

Para o protagonista do filme ?Besouro?, Ailton Carmo, a capoeira é vista de maneira muito diferente fora do país. Aqui no Brasil, segundo ele, o apoio não condiz com a importância do esporte na cultura. ?Lá fora, todos os profissionais conseguem desenvolver um trabalho e viver disso. Esta cidade está de parabéns, pois fazendo o trabalho com o apoio que se tem, notamos um resultado positivo brutal?, comenta Ailton.

A prefeita Ivete Grade, abriu o evento que encerrou as atividades, saudando os participantes e mencionando a retomada das ações culturais como a capoeira. ?É desde pequenos que conseguimos dar bons exemplos e passar valores que fazem bem à sociedade. Momentos como esse que queremos proporcionar para as famílias estancienses?, conclui.