Home > Notícia Leitura
Novembro de 2018

06/11/2018
Agentes de Saúde estancienses aprendem sobre o bem-estar do homem
Conhecimento nunca é demais e as Agentes Comunitárias de Saúde de Estância Velha participaram de mais uma capacitação. Desta vez, o assunto foi a saúde do homem devido ao Novembro Azul. O encontro ocorreu na manhã da e segunda-feira, dia 5, na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Rincão II, no bairro Rincão dos Ilhéus.

O bate-papo foi comandado pela responsável da saúde do homem em Bento Gonçalves, Cristiane Wottrich. Os assuntos foram os mais variados: Câncer de Próstata e pênis; prevenção de violências e acidentes; paternidade; saúde mental; sexual e reprodutivo. Cristiane também abordou sobre as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). ?Os principais fatores que levam às DCNT´s são tabagismo, consumo excessivo de álcool, inatividade física, obesidade e alimentação não saudável?, ressalta.

Segundo ela, os homens têm mais doenças do coração, colesterol elevado, diabetes, hipertensão e obesidade. Além disso, praticam menos atividades físicas e acham que não vão adoecer, por este motivo não se cuidam e tem medo de descobrir doenças. Os homens não procuram ajuda médica regularmente e quando procuram, não costumam seguir os tratamentos da maneira correta. O dado preocupante é que vivem em média sete anos a menos que as mulheres.

Brasão de Estância Velha