Outubro de 2018

11/10/2018
Como se prevenir do câncer de mama
Em virtude do Outubro Rosa, a Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Bairro Bela Vista realizou uma atividade sobre prevenção de câncer de mama para as mulheres na Subsecretaria de Desenvolvimento Social no Bairro Lago Azul, na manhã desta quinta-feira, 11. A prefeita Ivete Grade acompanhou o evento.

O primeiro momento do encontro foi de prática para o grupo de ginástica da professora Belise Neumann. Após teve orientações sobre o câncer de mama com a enfermeira responsável pela unidade, Janaina Fernandes Lima. A enfermeira afirmou que durante o período menstrual os seios ficam doloridos e por este motivo o ideal é fazer a mamografia depois. ?As mulheres devem se conhecer e se tocar com os dedos juntos, pois assim é melhor de sentir se tem algo diferente na mama?, explicou ela enquanto mostrava para as participantes como fazer. É válido frisar que 80% dos tumores são descobertos pela própria mulher ao apalpar seus seios.

Um depoimento comoveu as mulheres durante a atividade. Foi quando a agente de saúde do bairro Bela Vista, Sandra Mara Fossá da Rocha, recentemente diagnosticada com câncer de mama contou como descobriu a doença. Disse que já fez duas sessões de quimioterapia, e que faltam mais seis. ?Estou me fortalecendo espiritualmente e tenho apoio muito grande dos meus filhos e marido. Não desistam e tenham fé. Desde a minha primeira visita ao médico, eu acredito na cura?, pontua. Para encerrar a confraternização a enfermeira Janaina distribuiu requisições de mamografia.