Outubro de 2018

11/10/2018
Estância Velha realiza a 5º Conferência Municipal do Idoso
O Dia do Idoso já passou, mas os cuidados e a valorização da terceira idade continuam. Por este motivo, foi realizada na manhã desta quarta-feira, dia 10, a 5º edição da Conferência Municipal do Idoso com o tema ?Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas? no Pavilhão de Atividades Múltiplas Balduíno Weber (PAM) em Estância Velha.

Os grupos do Conviver de dança alemã, Tanzen Mit Leben e de dança gaúcha, Alma Gaúcha se apresentaram dando início ao evento. A prefeita Ivete Grade, o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Sergio Werle, a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Vanessa de Carli, a coordenadora do Conviver, Eva Terezinha Calgarotto e demais autoridades acompanharam o evento.

A prefeita e o secretário relembraram a importância do trabalho, e a visão de novas melhorias e desafios para a terceira idade. Vanessa disse que a ideia é realizar novas atividades além do baile, pois muitos não gostam de dançar, mas adoram jogar cartas ou fazer crochê, por exemplo.

A conferência também teve duas palestras. A primeira foi com a dentista na Estratégia de Saúde da Família (ESF) no Bairro Bela Vista, Ana Carolina Corso. Ela falou sobre a saúde bucal no envelhecimento e na opinião dela, os cuidados básicos vão desde visitar o dentista regularmente, até o ato de escovar os dentes após cada refeição. Ana esclareceu que atualmente envelhecer e perder os dentes é um mito. ?Diferente do corpo que vai envelhecendo e se modificando, os dentes não, eles seguem firmes e fortes?, salienta.

A outra roda de conversa foi com o enfermeiro gerontólogo, Edson Couto, que abordou como envelhecer de forma saudável, os enfrentamentos e os cuidados que os idosos devem ter. A pauta principal foi a depressão na terceira idade e o potencial que os vovôs têm para viver esta fase da vida da melhor maneira. Além destas atrações teve a votação para eleger delegados, civil e do governo para representar o Município em Porto Alegre.