Outubro de 2018

10/10/2018
Municípios se reúnem para tratar de parcerias na saúde
Estância Velha é referência em obstetrícia para os municípios de Ivoti, Lindolfo Collor, São José do Hortêncio e Presidente Lucena, e na tarde desta terça-feira, dia 09, a pedido da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) local, houve uma reunião para tratar de parceria quanto aos atendimentos.

O encontro ocorreu no Centro Administrativo Prefeito Gabriel Steiner, reunindo representantes dos municípios, somente Lindolfo Collor não veio devido ao prefeito estar em viagem. Na ocasião, a equipe de Estância Velha apresentou uma proposta referente a ajuda mutua entre os municípios, a fim de manter o serviço no Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV), pois o valor investido é considerado alto para apenas um município arcar.

A média de partos realizados no hospital é de 52 mensais. Os serviços oferecidos atualmente são: parto normal, cesárea, curetagem, gravidez ectópica, remoção básica, imunoglobulina Anti-RH, ultrassonografia, ultrassonografia com Doppler, observação obstétrica (até 24 horas), internação clínica obstétrica, consulta obstétrica, exames laboratoriais, e atendimento ao recém-nascido.

Segundo levantamento da SEMSA, os serviços têm custo mensal de R$ 323.923,00. Caso seja acordada, a colaboração dos demais municípios ajudará e possibilitará manter os serviços no novo contrato que terá definição no dia 21 de novembro. Uma próxima reunião entre os municípios está prevista para o dia 16 de outubro.

Participaram do encontro, a prefeita Ivete Grade, o secretário municipal de Saúde, Mauri Martinelli, enfermeiro do HMGV, Rafael Vieira, o assessor jurídico da Prefeitura de Estância Velha Leonardo Macedo; o diretor de Saúde Edson Couto, além de secretários e assessores dos demais municípios. Alceu Engerroff ? secretário de saúde de São José do Hortêncio, Renê Andre Loerch ? Assessor superior de Ivoti, Ledo ? Secretário de saúde de Presidente Lucena.