Outubro de 2018

05/10/2018
Trabalhos da FECITEC são credenciados para Mostratec e Febrace
Os trabalhos premiados na 3° edição da Feira de Ciência e Tecnologia de Estância Velha (FECITEC) foram conhecidos na noite da última quinta-feira, dia 4. A cerimônia ocorreu no Pavilhão de Atividades Culturais Reinato Ênio Trein (PAC). Ao todo, cinco trabalhos foram credenciados para a Mostratec Jr e um para Febrace.

Entre as categorias, escolas privadas e públicas, educação infantil, categoria A (1º ao 3º ano), categoria B (4º ao 6º ano) e categoria C (7º ao 9º ano), mais de 78 trabalhos foram apresentados ao longo da feira. Medalhas e certificados foram distribuídos entre os classificados. A coordenadora Márcia Wiesenhütter, disse o evento é uma oportunidade de construir o conhecimento. "A pesquisa científica não se encerra após o término da FECITEC, pois utilizamos os projetos de pesquisa como ferramenta pedagógica", explica.

A secretária Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) Marly Arigony, salienta que a FECITEC é um crescimento. "Os estudantes se dedicaram, e a feira possibilitou a eles compartilharem os conhecimentos adquiridos na escola", destaca.

A prefeita Ivete Grade acompanhou a exposição e posteriormente a premiação. "Visitei a feira e os alunos estavam empolgados. A busca pelo conhecimento deve ser constante e isso é importante", disse. Para o vice-prefeito, Luciano Kroeff, a cada ano há um novo aprendizado com a feira. "Não são só os alunos que aprendem. Os pais acabam aprendendo também. E nós temos que incentivar nossos filhos na busca pelo conhecimento", destaca.

Na FECITEC trabalhos dos mais variados temas foram apresentados, como, Política de Imigração do Brasil; Descobrindo o Cérebro; Resíduos Urbanos; Leitura, uma viagem divertida; Corrupção: Dos males, o Pior, entre outros. Os alunos Gabriel Fleck, 14 anos, Kauan Eduardo Justen, 14 anos, Marlon Henrique da Silva Valente, 14 anos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Anita Garibaldi, participaram da feira com o trabalho sobre o Funcionamento do Motor com o Vapor da Gasolina e ficaram em primeiro lugar na categoria C. "É a primeira vez que participamos e o nosso trabalho falou sobre como economizar gasolina. A expectativa está grande para as próximas feiras. Esperamos aprender muito mais", conclui Gabriel.