Outubro de 2018

03/10/2018
Lixo entope bueiros e contribui para alagamentos
Dois dias, este foi o saldo dos trabalhos que a Secretaria Municipal de Obras (SMO), para verificar pontos de alagamento ocasionados pelas fortes chuvas de ontem e verificar os motivos dos incidentes. Um dos motivos que contribuiu para o acúmulo e comprometeu em parte a vasão das águas, foi a quantidade de lixo nos bueiros, que foram imediatamente desentupidos pela SMO.

Mas uma surpresa aconteceu durante o trabalho. Segundo o secretário de Obras, Edson Rodrigues, em praticamente todos os lugares foi identificado o mesmo problema, a quantidade de lixo nos pontos vistoriados pela SMO, a exemplo, nos bairros União, Encosta do Sol, Sol Nascente. Ao todo, de acordo com o secretário, foram retirados em torno de 30 kg de lixo só nestas localidades.

Dentre os materiais estavam garrafas, bolas de futebol, ossos de animais, sacolas plásticas, areia de construção e até peças de roupas, e a maior parte são resíduos de uso doméstico.

Para o secretário Edenilson Klaus, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Preservação Ecológica (Semape), os transtornos poderiam ser evitados. ?Temos a coleta seletiva, que está programada para recolher os resíduos periodicamente. Mesmo assim, ainda vemos que há muito descarte irregular de lixo, algo que não deveria acontecer. Se o descarte acontecesse de maneira correta, a vasão da água iria melhorar muito nos bueiros da cidade?, afirmou.