Setembro de 2018

14/09/2018
Prefeitura implanta Programa 5S
O mês de setembro começou com novidades importantes para a Administração Municipal. No dia 4, em reunião com servidores, no auditório do Centro Administrativo Prefeito Gabriel Steiner, foi implementado de forma definitiva o Programa 5S na Administração Municipal. Sistema de gestão criado no Japão, o 5S tem por objetivo aperfeiçoar aspectos organizacionais que direcionem para uma melhor qualidade dos serviços prestados, melhoria da qualidade estrutural e organizacional e da qualidade de vida dos servidores.

Na oportunidade, foram ministradas palestras com temas ligados ao programa e também houve a entrega do certificado de auditor aos servidores que realizaram o treinamento ao longo do período de implantação. A implantação teve seu início com uma série de atividades que incluíram a formação dos auditores - que passaram por 30 horas de treinamento, trabalhando todos os pontos abordados no programa, incluindo a parte teórica, diagnóstico da realidade atual, vivências de realidades diversas e planejamento estratégico. Todo o treinamento foi feito com custo zero aos cofres públicos, e feito com recursos humanos da própria administração.

Desde o recebimento do certificado, os auditores já estão habilitados a fazer as visitas avaliativas aos setores, produzindo relatórios mensais sobre cada item do 5S nos espaços. Os auditores responsáveis pelo processo são: Danielle Goulart Machado, Gisela Maria de Souza, Carolina Schmitzhaus, Juliana Moura, Daniela Mariel Becker, Victor Camargo de Souza, Stéfani Fell, Maria Joseane Contreras, Stefani Carolina Stoffel, André Fabiano Leal Renz, Fátima Eliana da Silva, Gerson Moraes, Márcia Adriana dos Reis, André Luis Fleck, Vera Fernandes, Edson Martins, Esequiel Vieira e Cristiane Elisa Noé.

A implementação do Programa 5S na gestão municipal é parte de um processo maior, cujo objetivo é, futuramente, alcançar certificações, como as do Programa Gaúcho de Qualidade de Produtividade (PGQP), ao qual o Município já aderiu. Com as medidas implantadas, espera-se o aumento da qualidade e da produtividade nos serviços e da qualidade de vida dos servidores, com foco em uma gestão cada vez mais eficiente em prol da comunidade e contribuintes.

A prefeita Ivete Grade salientou a importância do programa: ?Tudo que estiver ao nosso alcance para que haja melhoria no sistema público deve ser feito, e é muito gratificante ver que os próprios servidores estão engajados de forma tão positiva com a proposta. Com certeza todos sairão beneficiados, pois os servidores terão melhores condições de trabalho e a comunidade, um atendimento e serviços cada vez mais eficientes?, disse.

O 5S é coordenado pelo Gabinete da Prefeita, e teve como atividades preliminares, cases de teste que agora já integram o plano fixo de ações desenvolvidas através do programa, como a política de eliminação de uso de copos descartáveis, que já deixou de entregar ao meio ambiente, por meio de descarte, mais de 6 mil copos plásticos. A economia efetivada através desta ação será revertida em investimentos em treinamentos para os servidores.

Outra ação, voltada para a sustentabilidade, foi a implantação do programa interno de resíduo mínimo no ambiente de trabalho. A coordenação deste plano é feita pela auditora Gisela Maria de Souza, e já obtém resultados muito positivos desde sua implementação. ?Estamos fazendo com que o resíduo orgânico seja transformado em adubo, em composteiras instaladas no pátio do Centro Administrativo, e será reutilizado nos jardins do próprio prédio, doado para instituições ou trocado por lixo seco?, revela. E por falar em lixo seco, outros resultados das ações de separação do lixo, intensificados com a implementação do 5S já são comemorados. ?Já destinamos cerca de 400 quilos de lixo seco para a cooperativa de reciclagem da cidade?, informou Gisela.

Outras ações como o ?Dia do Descarte Consciente?, a implantação de novos mecanismos de comunicação interna como o Mural Digital, o News do servidor e o canal de feedback também são oriundas deste processo, além de momentos de fortalecimento das relações interpessoais entre os servidores.

Para o assessor de Gabinete e coordenador do programa na gestão, André Luis Fleck, todas as ações implantadas e as que ainda serão, tem por objetivo comum fortalecer uma nova cultura nos espaços administrativos. ?Onde as ações tenham como foco a melhoria constante dos indicadores de qualidade dos serviços públicos, por meio de atividades e projetos que partem dos servidores, que são implantados, executados e auditados por eles, em prol de todos: servidores, comunidade e gestão pública?, explica.

Fleck ainda avalia a forma positiva com que os servidores estão recebendo as ações. ?Por se tratar de um sistema horizontal, onde todos são responsáveis pelo todo, cada um se sente convidado a fazer sua parte, pois os resultados são tangíveis?, completou.