Home > Notícia Leitura
Setembro de 2018

14/09/2018
Rodas de Conversa debatem o suicídio
Uma cor para cada mês do ano. Cada uma simbolizando uma luta bem específica. Já estamos acostumados com o outubro rosa, novembro azul, e assim, sucessivamente. E chegamos agora ao nono mês do ano. Intitulado Setembro Amarelo, busca lembrar da luta contra o suicídio, um assunto por vezes difícil de se tratar. O mês de setembro foi escolhido, porque dia 10 é dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Durante este mês, nas unidades de saúde de Estância Velha, acontecem as ?Rodas de conversa ? Dialogando sobre o Suicídio?. Os encontros, coordenados pela psicóloga Daiane Cristine Meireles, são abertos à comunidade e visam abordar o tema suicídio sem tabus.

O primeiro será na ESF Rincão Gaúcho, na segunda-feira, 17, a partir das 14h. No dia 18, na ESF Centro, às 15h. No dia 19, serão dois encontros, às 9h na ESF Campo Grande e após, na ESF Rincão 1, às 13h30. Na semana seguinte, no dia 25, às 15h, a ESF Bela Vista recebe a Roda de Conversa. No dia 26, às 15h, é a vez da ESF Rincão 2 receber o evento. E fechando a série de encontros, o dia 27 também terá duas atividades. Às 10h, na UBS Nova Estância e às 13h30 na ESF Floresta.

Segundo Daiane, os encontros com os grupos terão uma forma livre de condução e o foco principal será tratar do assunto para que as pessoas possam se abrir. Daiane destaca a necessidade de se tratar do tema. ?O suicídio é um assunto que mexe muito com as famílias, mas ainda é um tabu muito grande. Ao não tratar a necessidade de as pessoas falarem de seus medos e sentimentos, podemos não prevenir o que pode ser prevenido?, alerta.

Brasão de Estância Velha