Fevereiro de 2016

22/02/2016
Estância Velha terá aulas de Hunsrik nas escolas municipais
Professores da rede já passaram por capacitação
Resgatar as origens e fortalecer a tradição germânica é uma das metas da Prefeitura de Estância Velha. Por conta disso, a Administração, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC), iniciou um novo projeto que vem de encontro com esta filosofia de atuação. Os estudantes do 1º ao 4º ano de seis escolas integrantes rede pública municipal terão, a partir deste ano letivo, aulas de Hunsrik, a língua falada pelos imigrantes que vieram da Alemanha para o Brasil, desde 1824.

O idioma, na América Latina, é uma Língua Germânica como qualquer outra, como por exemplo, o inglês, holandês ou o dinamarquês. A maneira de escrever o Hunsrik foi desenvolvida a partir de fevereiro de 2004, em Santa Maria do Herval, sob a coordenação da professora e doutora em Linguística e Fonética, Úrsula Wiesemnann, da Alemanha, e contou com a participação do linguista Martin Dilling, no desenvolvimento das normas para a língua escrita. O trabalho culminou no projeto de autoria do deputado estadual João Fischar, transformando o idioma em Patrimônio Histórico e Cultural do Rio Grande do Sul.

Durante os dias 18 e 19 de fevereiro, quinta e sexta-feira, respectivamente, educadores do Município participaram da capacitação orientada pela professora Solange Hamester Johann para o início da aplicação do conteúdo junto aos alunos estancienses. O prefeito Waldir Dilkin acompanhou a atividade e reforçou a importância deste tipo de iniciativa. "Será um grande legado que deixaremos para os nossos jovens e faremos um grandioso trabalho de resgate e fortalecimento da cultura alemã", destacou Dilkin. "Entretanto, queremos valorizar todos os povos que auxiliaram na construção e consolidação de Estância Velha", concluiu o prefeito.

Segundo a secretária de Educação e Cultura, Terezinha Roque, o trabalho iniciará em seis escolas de modo experimental. "Neste primeiro momento optamos por trabalhar de forma gradual para aperfeiçoarmos a ideia e observarmos como será a receptividade dos alunos", disse Terezinha. "O Projeto Cultural, Histórico e Ambiental que será desenvolvido com os estudantes, tem como um dos seus eixos o ensino do Hunsrik", completou a titular da SEMEC. Além disso, a proposta da secretaria é fornecer, gradualmente, o ensino do idioma a todas as escolas de educação fundamental de Estância Velha.